O dia 7 de julho é conhecido como o Dia Mundial do Chocolate.
Para celebrar esta data, analisamos o que as páginas de e-commerce do Facebook disseram sobre o termo chocolate nos últimos 30 dias (06/06 até 06/07).
Fizemos um top 10 de páginas de e-commerce no Facebook que usaram o termo em algumas publicações. O que surpreende, de certa forma, é que o chocolate está presente não apenas no ramo de alimentos, mas também se tornou sinónimo de “algo bom” e que remete para bons sentimentos. A palavra é usada por marcas até para designar linhas de produtos de diversos segmentos. É o caso da marca de roupa e acessórios Puket, que aparece no topo das marcas que mais citaram o termo chocolate durante o período analisado, com 20% das publicações.
A marca tem uma linha de acessórios que tem como referência o chocolate e usou, sabiamente, a hashtag #chocolate para atingir o público fascinado por este doce.
O e-commerce da Americanas aparece em segunda posição, com 13% das publicações com o termo chocolate no período. Coincidentemente, tem o mesmo volume de posts que dois dos seus concorrentes, Magazine Luiza e Rede Angeloni.
No dia 20 de junho, houve um pico de 12 publicações, do total de 122 analisadas no Buzzmonitor. A apropriação do chocolate continua, com o termo a ser citado em linhas de cosméticos do Boticário e publicações da Hering e da própria Puket, que citamos acima.
Apesar da diversidade de segmentos, os posts com mais engagement que envolvem chocolate, no Instagram, estão a divulgar receitas de marcas diferentes.
A publicação que teve mais interações (likes e comentários) foi a de Luan Santana, numa parceria com a marca Chiquinho Sorvetes – ela rendeu um total de 123.286 interações. Seguidamente, temos o influenciador Gui Araujo com uma receita que ele fez na sua live. O influenciador aproveitou o post para divulgar o seu cupão de desconto com a Rappi Brasil e alcançou 83.844 interações.
Comprovando que chocolate é muito amado pelas pessoas, entre os emojis mais utilizados em comentários e publicações de marcas, observamos quatro emojis ligados à emoção, sendo o do “coração” o que tem a maior participação entre os emojis: 19%. Seguem-se os emojis “apaixonado”, com 16% do volume total, o “do beijo” com 9%, e o “impressionado” com 5%.
- Post com mais engagement entre páginas de e-commerce – 4551 likes, 261 reações de “amei” e 188 “haha”.
No dia dos namorados, a marca Magazine Luiza aproveitou para dar dicas aos solteiros. Como a própria Magalu disse, “quem precisa de alguém quando temos chocolate?”