Social Media na Prática: Star Wars – O Despertar De Um Caso de Estudo


Imagens de Paweł Kadysz na sua conta de instagram @pawelkadysz

STAR WARS: A FORÇA DO MARKETING ESTÁ CONNOSCO

Muito antes de estrear nas salas de cinema, o filme Star Wars: The Force Awakens já tinha batido todos os records de vendas! O lançamento do episódio VII da saga criada por George Lucas foi antecipado e precedido por uma gigantesca estratégia global de marketing de milhões de dólares, que invadiu o mundo das marcas. 

O DESPERTAR DA FORÇA
Quando a Disney adquiriu a Lucasfilm – o estúdio de George Lucas que produz Star Wars – em 2012, fê-lo com um duplo objectivo: fazer mais filmes da saga e maximizar as receitas de marketing da marca Star Wars. 
A Disney já tinha muita experiência com merchandising e sempre foi fortemente product-oriented, mas nunca tinha trabalhado uma marca com 30 anos de história e milhares de seguidores fiéis.

O plano da Disney para promover o The Force Awakens incluiu uma extensa operação de merchandising pré-filme, anunciando, ainda em agosto, uma parceria com sete marcas estratégicas, que incluíam: CovergirlMax FactorDuracellFCA EUAGeneral MillsHPSubway e Verizon,  para aquilo a que chamou de uma “ampla e histórica campanha promocional”. Estas marcas foram convidadas a criar as suas próprias campanhas em torno do filme que incluíram publicidade, conteúdos em vídeo e promoções especiais ou giveaways

Para além destas marcas, a Disney juntou-se a inúmeras marcas e trabalhou com influenciadores locais para diversas campanhas e promoções. De facto, é muito difícil fazer compras de Natal sem tropeçar nos mais variados produtos com o branding Star Wars: desde o verniz de unhas até ao computador portátil da “Dark force”, ou, mesmo nos supermercados, a variedade incontornável de cereais ou salsichas com Stormtroopers!

 

DIVIDIR PARA CONQUISTAR

O PÚBLICO FEMININO

Os estudos feitos para conhecer o público Star Wars trouxe dois insights valiosos: o público feminino nunca tinha sido devidamente explorado comercialmente pela marca e as crianças a quem era necessário apresentar a saga ( o último filme data de 2008) 

A Walt Disney Co percebeu que teria de ampliar os seus esforços de comunicação com a audiência feminina, visto que o seu público masculino ser já bastante leal e conquistado. Este foi um passo determinante que influenciou, até, escolhas criativas na escrita e produção do filme, que traz uma poderosa força e voz feminina ao enredo. Comercialmente, isto significa conquistar a base de fãs de filmes como Twillinght e Hunger Games.
 
 
O que fizeram: As atrizes do filme foram destacadas em capas de revistas como a Elle ou a Vogue e os trailles do filme que focaram mais nessas personagens passaram nos intervalos de programas como The Real Housewifes ou The Kardashians, numa tentativa de atingir especificamente o público feminino. O desenvolvimento de produtos e campanhas acompanhou estas diretivas, como é exemplo a parceria com a Max Factor Covergirl, que lançaram uma linha completa de maquilhagem alusiva ao novo filme da saga.
 
 
SUBWAY
A cadeia de fast-food Subway focou-se em segmentações específicas de clientes através de suas promoções de Star Wars. A marca usou a associação com o filme para impulsionar os Kids Pak – a gama de refeições de crianças, incluindo uma ofertas exclusivas do Episódio VII com cada Kids’ Pak.

A cadeia iniciou, também, uma competição nas redes sociais, onde pede aos clientes que enviem fotos das suas melhores poses Star Wars nas lojas da cadeia, usando os copos temáticos da marca e, em seguida, publicar a imagem com as hashtags #SubWin e #TheForceAwakens. O primeiro prémio é uma viagem para dois à Comic-Con Dubai no próximo ano, enquanto que os outros candidatos podem vencer uma seleção de merchandising de Star Wars.

 
 

AMBIENTES STAR WARS

A um mês da estreia do filme, a Google criou uma página dedicada aos seguidores da saga, que permite aos seus utilizadores personalizarem a aparência de uma série de aplicações, escolhendo entre o lado da luz ou o lado negro da força, optando por um ambiente Jedi ou Sith. 
 
 
Depois de escolher um lado, o Gmail passa a ter fundos inspirados na saga, a barra de progresso e de volume do YouTube aparece em formato sabre luminoso vermelho ou azul, consoante o lado escolhido, e no Google Maps, por exemplo, o marcador de posição assume o formato de uma nave TIE ou X-Wing.

Foram também criados mais de 50 novos emojis e “Stickers” alusivos ao Star Wars, que incluem as famosas personagens C3PO, Luke, Leia e Chewbacca, que, agora, podem ser partilhadas via WhatsApp, Facebook e Messenger. O Facebook contribuir para o buzz, convidando os seus utilizadores a adicionar às suas imagens de perfil sabres de luz. 

 
 
Também a app Giphy permite adicionar um pouco de Star Wars aos nossos dias. Esta app criou um set de animações para promoção da saga e do VII episódio que estará disponível por um tempo limitado. O sucesso desta app prende-se com a facilidade em produzir e partilhar gif nas redes sociais. 
 
 
 
O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE CASO:
1. ESTUDAR O PÚBLICO
Conhecer o público para saber como potenciar novas oportunidades de receitas conquistando novas audiências estratégicas. 

2. PARCERIAS E COMUNICAÇÃO SEGMENTADA
Escolher marcas com as quais o target se identifica e assegurar parcerias de comunicação. O esforço de marketing foi potenciado por cada uma das marcas que se associou. 

3. ESTRATÉGIA GLOBAL E LOCAL
Atuar a um nível global e reforçar a nível local, seja com marca ou com influenciadores. As plataformas sociais são poderosas plataformas propagaçào de conteúdos criados pelos utilizadores/influenciadores.  

4. ANTECIPAÇÃO e PARTICIPAÇÃO
Trabalhar antempadamente, de uma forma organizada e em várias frentes para multiplicar a mensagem e chamar os consumidores a fazer parte deste movimento. 

5. HAVE SOME FUN
Assegurar que é divertido e inesperado fazer parte deste movimento. 

Criar um movimento global de inclusão e participação. 
Somos todos Star Wars. 

 

Conhece a sua audiência para desenvolver campanhas?

Com o BUZZMONITOR tem mais acesso a informações que podem ajudar na definição de uma plano de ação. Os gestores de marketing usam a Big Data para conhecer e segmentar audiências, permitindo tomar as decições estratégicas certas para campanhas e no desenvolvimento de novos produtos.

Saiba mais em www.Buzzmonitor.pt

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!