Wishlist Black Friday: As preferências de compra dos portugueses

O que mais desejam comprar os utilizadores das redes sociais na Black Friday? A pergunta que se tem vindo a fazer semana a semana e finalmente estando a chegar o desejado evento, fazemos uma análise geral, comparando o que é dito nas redes sociais, com o que é pesquisado no Google. Wishlist Black Friday: As preferências de compra dos portugueses.

O regresso à vida normal e troca do conforto dos nossos lares pela vida no escritório, despertou um aumento no desejo de consumo. De acordo com o “Banco de Portugal”, a economia portuguesa cresceu 4,8% no último ano, aproximando-se do nível pré-pandemia. Este fenómeno poderá estar relacionado com a abertura do comércio nas lojas físicas, acreditando-se que o volume de vendas irá subir ainda mais com a Black Friday. 

Este boom levou a uma crise internacional nas cadeias de abastecimento, de acordo com a Executive Digest. Em Portugal, no entanto, espera-se que as consequências não se sintam tanto durante a Black Friday. 

Como tal, é cada vez mais importante perceber quais são os novos hábitos de consumo dos portugueses, depois desta fase mais crítica que ultrapassamos, de modo a que as marcas possam tomar as melhores decisões neste período tão relevante.

Google Trends

Num período antecedente à Black Friday (21/09 a 09/11), os portugueses  realizaram pesquisas sobre este evento, demonstrando o seu interesse e intenção de compra. A partir de uma análise no Google Trends pelo termo “Black Friday”, conseguimos aferir que as pesquisas dos consumidores foram aumentando ao longo do período, tendo esta tendência se tornado bastante significativa no momento em que entramos em Novembro, o mês em que se realiza o evento.

Buscas por “Black Friday” no Google (21/09 a 09/11)

Os principais tópicos associados à pesquisa por Black Friday, no google, estão relacionados  à “data” da sua realização e ao tópico “descontos”, considerando que será para entender quais serão as maiores oportunidades. Também se destacam lojas de consumo que mais incentivam ao evento em Portugal, sendo elas a “Fnac”, a “Worten” e a “Media Markt”.

Os assuntos mais relacionados com o evento, vão de encontro aos tópicos em ascensão, sendo estes associados novamente com a “black friday Worten” e tudo o que envolve a Black Friday- “black friday 2021 portugal”, “blackfriday” e “blackfriday 2021”

 

Tópicos e assuntos relacionados a “Black Friday” no Google(21/09 a 09/11)

 

Análise Wishlist Buzzmonitor 

Para entender as preferências dos consumidores portugueses, a plataforma de social media e atendimento multicanal Buzzmonitor conduziu um estudo de wishlist, tendo como objetivo analisar o que utilizadores abordam sobre compras nas redes sociais, num período prévio à Black Friday. Entre 21/09 a 09/11 foram monitorizados os termos comprarei, compraria e (vou, quero, preciso, gostava, já, fui, iria, queria, gostaria, irei) combinados com (comprar ou comprei). Esta monitorização permitiu a recuperação de 27.722 publicações do twitter. 

No gráfico de volume diário é visível uma baixa evolução, havendo ao longo desta algumas subidas acentuadas em dias que correspondem ao fim de semana.  Entre o dia 28/09 e o dia 29/09 verificou-se a maior subida,  devido à chegada de temperaturas mais baixas, o que levou os portugueses a pretender ir comprar roupa mais adequada à estação do ano que estava a iniciar. Entre os dias 04/11, 05/11 e 06/11 verificou-se uma ligeira subida, podendo estar associada ao início das campanhas de Black Friday.  

 

Volume diário de posts no Twitter (21/09 a 09/11)

A partir do gráfico de termos, foi possível analisar os assuntos mais abordados pelos consumidores em Portugal, neste período, entendendo a preferência deste por diferentes bens, destacando-se significativamente o termo “roupa”, associados a termos como “zara”, “roupas”, “inverno”, “calças”, “vestido”, entre outros. Outros termos com grande volume de buzz são “carro” e termos referente a cultura e entretenimento, como “bilhete”, “livro”, “jogo”.

 

Temas mais citados no Twitter

De forma a obtermos uma análise mais detalhada do tema, agrupamos os termos do gráfico nas categorias de Moda, Cultura e Entretenimento, Tecnologia e Carros. 

Inegavelmente, a categoria de Moda é a que se destaca mais significativamente, com 82,7% de menções, seguido de Cultura e Entretenimento com 8,3%, Tecnologia com 5,3%. Por fim, a categoria de carros representa 3,7% do volume estudado. 

 

Desejo de compra por categoria

Termos agrupados em cada categoria

Moda: “roupa”, “calças”, “roupas”, “tênis”, “perfume”, “Shein”, “vestido, “óculos”, “Zara”, “Calça” e “outfits”

Cultura e entretenimento: “jogos”, “jogo”, “bilhetes”, “álbum”, “bilhete”, “livro” e “livros”

Tecnologia: “telemóvel”, “iphone”, “jogo”, “jogos” e “fifa”

Carros: “Carro”, “carros”, “automóvel”. 

 

Épocas do ano/Festividades

Para além de bens, estão presentes termos que podem estar associados a determinados consumos, referentes a épocas do ano e festividades

Neste caso, pelo gráfico, é possível entender que as festividades mais mencionadas são as mais próximas no calendário ao período do estudo, como o Natal e o Halloween. Quanto à época do ano, os utilizadores privilegiam aquela em que entramos neste momento e a que se segue, havendo quase uma fusão entre as duas, ou seja, Outono-Inverno

O tipo de consumo, mais uma vez, destaca-se para a categoria de Moda, mais especificamente para roupas como “pijamas”, “outfits” e “disfarces” associados ao Halloween. Os consumos associados ao Natal também ganham destaque no volume analisado, algo evidenciado pela presença de termos como “presentes”, “árvore”, “prendas” e “prenda”.

 

Temas mais citados do assunto Épocas do ano/Festividades

Gostou de ler “Wishlist Black Friday: As preferências de compra dos portugueses”? Agora conseguirá antecipar o que os consumidores irão preferir comprar durante o evento e preparar a estratégia da sua marca.

Fique atento ao nosso blog para estar atualizado dos estudos que vamos realizando, sempre com a ajuda da nossa plataforma, Buzzmonitor.

 

Por: Bruna Pereira, de Customer Success

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se atento às novidades do Buzzmonitor e das últimas notícias nas social media!

Descubra através de casos de estudo como o Buzzmonitor pode otimizar a estratégia digital do seu negócio.

Fale com um especialista
e comece agora!

Fale connosco

Começamos?

Durante 14 dias pode experimentar a ferramenta de forma gratuita e:

  • Registar a sua marca e concorrentes para começar a escutar o que dizem deles nas redes sociais.
  • Analise os KPI das redes sociais para determinar qual o melhor caminho para os negócios dos seus clientes.
  • Ter uma visão global da ferramenta.
  • Contar com o apoio e resolução de dúvidas da nossa equipa.

 

Descubra o poder do Buzzmonitor sem compromisso!