Uma das grandes oportunidades do Buzzmonitor é a possibilidade de criar estudos comparativos entre marcas e fornecer insights exclusivos sobre aquilo que é dito nas redes sociais. Por esse motivo, estamos constantemente à procura dos assuntos presentes na agenda do consumidor de forma a descobrirmos hot topics para analisarmos. Batalha de Marcas: Os Carros Elétricos.
Qual o hot topic dos últimos tempos presente, não só na sociedade portuguesa, mas na comunidade internacional em geral? A sustentabilidade ambiental. E qual uma das soluções apresentadas para este problema que também virou um hot topic? Os Carros Elétricos.
O último ano registou um grande crescimento na compra e intenção de compra de carros elétricos. De acordo com a Fleet Magazine as matrículas aumentaram cerca de 69% em relação a 2020. Já a ECO constata que Portugal tornou-se líder europeu na intenção de compra de um carro elétrico ou híbrido, com 84% dos inquiridos do Banco Europeu de Investimento a demonstrar interesse em adquirir estes carros.
Em relação às marcas e modelos preferidos dos consumidores portugueses em 2021, de acordo com o artigo “Os 10 carros elétricos mais vendidos em Portugal”, destaca-se o “Nissan Leaf” em 1º lugar, ultrapassando o “Tesla Model 3”, que desceu para 2º. Já em 3º lugar encontra-se o “Peugeot e-2008”, e o 4º lugar é ocupado pelo Renault Zoe, também muito abordado nas redes sociais, tal como é percetível ao longo deste estudo. Na 5ª posição temos o Peugeot e-208, que acaba por reforçar o destaque da marca ao ter no top 5 dois modelos diferentes.
Mas estes carros elétricos têm destaque nas redes sociais?
É exatamente isto que pretendemos aferir ao realizar este estudo com recurso ao Buzzmonitor, a plataforma proprietária da Elife. Numa primeira fase fizemos uma análise dos termos referentes ao assunto “carros elétricos” e, numa fase posterior, efetuámos uma análise comparativa entre a Peugeot e a Renault.
Porquê a Peugeot e a Renault?
A Peugeot e Renault, para além de serem das marcas de automóveis com mais carros vendidos em Portugal, também alcançaram outros grandes feitos. Por um lado, a Peugeot em 2021 alcançou o primeiro lugar em vendas de carros 100% elétricos com mais de 1500 matrículas registadas . Já a Renault encontra-se na terceira posição ao nível de vendas (1250 matrículas), mas está a ter um grande crescimento nos últimos meses, tendo sido a que registou mais matrículas em Dezembro de 2021.
Por outro lado, a Tesla, que é possivelmente a primeira marca que nos vem à mente quando pensamos em carros elétricos, encontra-se apenas em segundo lugar ao nível das vendas. Infelizmente não foi incluída no estudo por não ter uma presença nacional nas redes sociais. Deste modo, não nos foi possível analisar os depoimentos dos consumidores portugueses da marca.
Assim, para a realização deste estudo foram criados 3 projetos no Buzzmonitor, um para cada marca e um outro que incluísse o tema “carros elétricos” de um modo abrangente, adicionando palavras chave e as redes sociais próprias.
Nos filtros da análise definiu-se o período de 1 de Janeiro de 2021 a 31 de janeiro de 2022 e o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube foram as redes sociais escolhidas para sustentarem a análise. Além disso, pretendia-se analisar os posts que estivessem unicamente associados aos carros elétricos e não especificamente a uma das marcas. Para isso, aplicou-se a seguinte expressão booleana:
(“mobilidade eletrica” OR “mobilidade electrica” OR “eletrico” OR “electrico” OR “eletricos” OR “electricos” OR ((“carregadores” OR “posto” OR “postos” OR “carregador” OR “carregar” OR “carregue”) (“ultra rapido” OR “ultra rapidos” OR “eletrico” OR “electrico” OR “eletricos” OR “electricos”)))
Análise Geral ao tema “Carros Elétricos”
A partir de uma análise de termos, conseguimos entender que o consumidor quando fala sobre “carros elétricos” aborda algumas marcas, estando presente a “Renault” e a “Nissan”, duas das que venderam mais os seus modelos elétricos em 2021. A Peugeot e a Tesla estranhamente não entraram para os top termos, assumindo que nas redes sociais os utilizadores não abordam tanto estas marcas, opondo-se à intenção de compra.
Para além disso, outros temas acabam por ser discutidos, estando estes associados aos carros elétricos, tais como “mobilidade”, “bateria”, “carregar”, “recarga”, “baterias” e “híbridos”, em que este último é outra solução sustentável, funcionando 50% a eletricidade. Termos como “gasolina” e “gasóleo” são também referidos como combustíveis que se pretende combater e eliminar com os carros elétricos. O tema investimento está presente em vários termos (“preço”, “investimento”, “valor”), sendo um assunto importante para o consumidor.
Análise Comparativa (Renault VS Peugeot)
Interações nas Redes Sociais
Analisando unicamente o volume Bruto (Número total de publicações, comentários, respostas, entre outro tipo de dados coletados das redes sociais), é possível verificar que a Renault obtém mais interações nas redes sociais (855) que a Peugeot (548),embora a diferença não se demonstre muito significativa.
Volume Bruto
Porém, quando verificamos o número total de interações por mês (inclui likes, comentários e partilhas) o resultado é completamente diferente: a Renault apresenta um total de 10 810 interações, destacando-se significativamente em relação à Peugeot que apresenta um total de 2304 interações.
A Renault teve um pico de interações em janeiro de 2021 e bastante significativo em relação aos outros meses, em que não se verificaram grandes subidas. Já a Peugeot teve o seu pico de interações em Janeiro de 2022, tendo vindo a aumentá-las nos últimos meses, embora com algumas quebras, mas mesmo assim com um crescimento mais regular que a Renault.
Interações por Mês
Renault
Peugeot
Mas este número de interações o que nos diz? São positivas ou negativas? Falam unicamente da marca ou abordam o tema “Carros Elétricos” de um modo mais abrangente?
Sentimento demonstrado pelos utilizadores
Para podermos entender melhor o que estes números querem dizer, foi realizada uma análise do sentimento das interações presentes no volume bruto.
Assim, verifica-se que a Renault e a Peugeot apresentam um maior número de interações com sentimento neutro, referentes a notícias de novos lançamentos de elétricos ou iniciativas em relação ao tema das respetivas marcas, não estando presente qualquer sentimento forte.
No entanto, a Renault apresenta mais publicações com sentimento negativo comparativamente à Peugeot, embora nos dois casos a maioria dos comentários são referentes ao grande investimento financeiro nestes carros, à autonomia, entre outras causas mais pessoais de cada consumidor. O sentimento positivo demonstra-se pouco significativo nas duas marcas, principalmente na Peugeot em que as suas publicações com sentimento neutro demonstram-se dominantes.
Sentimento
Renault
Peugeot
Os emojis utilizados pelos utilizadores
Consideramos interessante serem analisados os emojis em que, apesar de serem muito semelhantes nas duas marcas, a Peugeot demonstra mais variedade, muito relacionados a emojis de carros e energia, ⚡🔌🔋 .
O emoji FR que se destaca na Renault está associado aos posts que anunciam o novo protótipo elétrico Renault 5 E-TECH, no entanto, tem como objetivo referir-se à origem francesa da marca. O emoji ✅ destaca-se nas 2 marcas, estando associado à confirmação de certas caraterísticas técnicas que os carros elétricos destas marcas integram.
Emojis
Renault
Peugeot
Apesar de já termos alguma informação sobre os posts, como é que sabemos ao certo o que é dito nestes?
Renault
A partir da nuvem de termos foi possível aferir que os termos mais abordados na marca Renault são “elétrico” e “elétricos”, para além de modelos que têm a sua versão elétrica, como o “Zoe” e o Megane E-TECH, estando associados a termos como “megane” e “tech”.
Já pelas hashtags, é possível verificar que a maioria inclui “elétrico” de um modo positivo, como “#eletricmentor” e “#theeletriclife”. Também outro modelo elétrico surge frequentemente, o “#renault5prototype”, “#renault5”, que se junta aos já referenciados na nuvem de termos.
Peugeot
Na marca Peugeot destaca-se novamente o termo “elétrico”, mas também “design”, “performance” e “tecnologia”. Para além destes termos mais gerais, destaca-se o termo “208”, associado ao carro elétrico Peugeot e-208 GT e também um termo com um nome de um concorrente, “citroen”, sendo que este também lançou carrinhas elétricas na mesma altura que a Peugeot.
Analisando as Hashtags, destacam-se termos como “#movetoeletric” e “#carrosusados”, “#automoveisusados”, associado ao incentivo de comprar carros elétricos e de já se poder adquirir usados. Para além disso, apesar da hashtag que mais referências teve foi “#peugeot208gt”, novos modelos estão presentes nas hashtags, como “#peugeot3008suv”, “#peugeot3008gtline”, “#peugeot3008#automotive”, “#peugeot3008allure”, “#peugeot308” e “#peugeot2008”.
Hashtags
Renault
Peugeot
Em que redes sociais o consumidor aborda as marcas aqui comparadas?
Torna-se importante entender quais são as redes sociais em que a marca acaba por ter mais impacto. Assim, é no Twitter que mais vezes as 2 marcas são referidas , algo que não surpreende considerando as características desta rede social, onde os consumidores comentam livremente a sua experiência ou opinião, sem estar associado a nenhuma publicação.
Em segundo lugar, na Renault destaca-se o Youtube onde são partilhados vídeos, maioritariamente de stands, sobre as diversas características dos modelos elétricos da marca. Na Peugeot, o Instagram acaba por ser a rede que se destaca em segundo, com o mesmo fim que o Youtube tem para a Renault, no entanto, a própria marca Peugeot não tem um canal nesta rede social.
Volume por Rede Social
Renault
Peugeot
Qual o género que aborda mais a Peugeot e a Renault nas redes sociais?
Analisando o género que mais aborda o tema Carros Elétricos nas redes sociais, é possível verificar que não existem grandes diferenças entre as marcas. Nas duas destaca-se significativamente o género masculino, sendo ainda mais elevada a percentagem na Renault.
Género
Renault
Peugeot
Social News
Nesta secção são destacadas 2 notícias, uma de cada marca, de modo a entender o impacto no meio mediático que o tema dos carros elétricos está a ter.
Na Renault destaca-se a notícia do observador onde é abordado o carro elétrico vendido pela IKEA, mas construído pela marca, o que se demonstra interessante entender que começam a ser desenvolvidas parcerias que pretendem incentivar ao aumento do interesse pelos carros elétricos.
Já na Peugeot consideramos interessante destacar a notícia que levou também à seleção da marca para este estudo, dando-lhe destaque por ter vendido mais carros elétricos em 2021.
Renault
Peugeot
Posts de utilizadores
Destacam-se em seguida alguns exemplos de interações que demonstram o impacto que as redes sociais poderão ter nos consumidores.
As publicações da Renault focam-se principalmente em exposição de motivos que justificam o interesses pelos seus carros elétricos, em que abordam diversos benefícios, principalmente questões económicas.
Renault
As publicações da Peugeot focam também na experiência própria dos consumidores, em que estes respondem a certas inseguranças de alguns interessados, como as avarias e autonomia destes carros. Também a questão da poluição e preservação do ambiente é muito discutida.
Peugeot
Conclusões
Com a presente comparação foi possível concluir que a Renault consegue ganhar mais destaque nas redes sociais, sendo mais abordada e o público interage mais com os seus posts. A Peugeot nas redes sociais obteve dos utilizadores uma posição mais neutra, em que o assunto central está nos seus modelos elétricos, fazendo com o que tema abrangente dos carros elétricos não seja tão discutido.
Considerando as análises aqui presentes, foi possível aferir que a maioria das publicações das duas marcas apresentam o sentimento neutro, entendendo que o tema não desperta uma posição muito forte, principalmente na Peugeot, tal como já foi referido. Para além disso, a maioria dos utilizadores que comentam nas redes sociais são do género masculino, sendo ainda maior a percentagem deste género na Renault. Analisando as redes sociais em que se aborda mais a marca, foi possível verificar que o Twitter tem um grande destaque nas 2 marcas, no entanto as restantes redes que se destacam já são muito diferentes entre a Renault e a Peugeot. Esta situação justifica-se pela aposta da própria marca em determinadas redes sociais, para promoção dos seus modelos.
Estas constatações permitem entender que é verdade que a Renault acaba por ser mais falado, no entanto a Peugeot mesmo tendo menos interações, conseguiu que os temas fossem focados nos seus modelos, ou seja, mais direcionado para a intenção de compra. Assim, acaba por coincidir com o facto de esta marca ter obtido o primeiro lugar no número de elétricos mais vendidos.
Gostou de saber mais sobre os carros elétricos da Renault e da Peugeot e a sua influência nas redes sociais? Fique atento ao nosso blog para estar a par dos estudos que estamos a realizar, sempre com a ajuda da plataforma Buzzmonitor