Estamos em contagem decrescente para a Páscoa, o que nos levou a questionar sobre o que falam os portugueses relativamente à festividade.
Desde o dia 5 a 12 de abril, com recurso à Buzzmonitor, procurámos dar resposta a esta questão com uma análise exploratória aos comentários que os portugueses publicaram nas redes sociais, incluindo termos como (páscoa OR “semana santa” OR “sexta feira santa”). Procurámos também entender o tipo de comunicação em que as marcas investiram nas redes sociais para atrair o consumo associado à Páscoa.
Passemos então à análise.
Em que dias os portugueses mais falaram sobre a Páscoa?
O número total de depoimentos sobre a ocasião não é muito elevado, o que nos leva a constatar que a Páscoa não foi um grande tema de conversa nas redes sociais. Contudo, ao longo dos dias de análise, verificou-se uma subida significativa no número de publicações, tendo alcançado o pico de menções no dia 11/04 (43 depoimentos), dia anterior ao Dia de Ramos.
Evolução Diária (201 depoimentos)
Quais os principais assuntos que surgem relacionados com a Páscoa?
Nesta semana que antecede a Páscoa, os portugueses focam-se essencialmente no consumo, ou seja, na compra de presentes típicos para a família e para si. Assim, surgem termos como “comprar”, “ovos”, “familia” e “ovo”. O termo “kinder” também aparece, no entanto, associado a algo negativo e a algum receio em comprar os produtos da marca, por ter sido detetada, em vários países da Europa, a doença Salmonela nos seus ovos.
Além disso, os portugueses partilham ainda os seus planos para a Páscoa. As opções “viajar” e fazer umas mini “férias” são várias vezes mencionadas e, em complemento, são referidos alguns dos principais “destinos”, destacando-se as cidades portuguesas “Porto”, “Lisboa”, “Coimbra” e “Fátima” – a última enquanto destino religioso em Portugal.
Os passeios e as visitas a “museus”, aproveitando a subida de “temperaturas”, são outras opções de planos mencionadas para a Páscoa, tal como os mais tradicionais (“tradição”) de festejar a efeméride no “Domingo” e “visitar” (e “visita”) a “família”.
O emoji mais utilizado é o coelho, uma figura muito presente na época festiva.
Principais Termos
Emojis
Exemplos de Posts dos Utilizadores
Apresentamos alguns exemplos da diversidade de assuntos que são abordados em relação à Páscoa: tradições familiares e gastronómicas, planos para viajar, compra de ovos da Páscoa e ainda uma questão sobre a falta de opções vegan nos doces típicos da festividade.
Hashtags
Quando analisamos as hastags nos depoimentos relacionados com a festividade percebemos que várias marcas utilizaram a Páscoa para ações promocionais. Algumas hashtags incentivam à compra de presentes para oferecer à família, como #canecapersonalizada, #gift, #tshirtshop, #giftshops e #personalizedgifts, enquanto outras apenas apelam ao tipo de produto ou ao seu negócio: #suncare, #skincare, #farmacianaweb.
Outras vão de encontro aos principais termos mencionadas e estão associadas a planos para a semana: #museubenfica, #meetportosanto e #feriasdapascoa.
Exemplos de Social News
Por fim, achámos pertinente analisar a abordagem dos meios de comunicação à semana da Páscoa. Como verificamos nos exemplos abaixo, os canais noticiosos mencionaram a afluência de viagens nesta época, os destinos favoritos dos portugueses e deram sugestões de planos.
Conclusão
Assim, foi possível concluir que os portugueses não falaram muito nas redes sociais sobre a Páscoa, mencionando apenas questões relativas aos consumos típicos da festividade, como a compra de ovos da Páscoa, e sobre os seus planos para a semana, embora que muito reduzidos.
Já as marcas e os meios de comunicação investiram na comunicação e promoção da festividade,contudo com um menor impacto quando comparada com outras efemérides do género, como o Natal, por exemplo.
Gostou de ler “A Páscoa como tema de conversa nas redes sociais. Do que falam os portugueses?”
Fique atento ao nosso blog para descobrir os estudos que estamos a realizar e conseguir antecipar quais os planos e preferências de compra noutras celebrações e setores.