Na passada segunda-feira, dia 25 de abril, celebrou-se aquela que foi a grande revolução portuguesa do século XX que trouxe consigo a democracia. Por ser uma feriado que celebra uma data tão especial, tentamos entender o impacto do feriado nas redes sociais: o que os portugueses comentam sobre o 25 de abril e quais as notícias que tiveram mais impacto. Vamos descobrir, 25 de Abril: Um feriado importante para os portugueses?
Com recurso à Buzzmonitor, analisámos os comentários que os portuguesesl publicaram nas redes sociais no dia 25 de abril, incluindo termos como (“25 de abril” OR “revolução dos cravos” OR “revolução de abril” OR “dia da liberdade”). Procurámos também entender quais as notícias que tiveram maior número de interações por parte dos utilizadores.
Passemos então à análise.
Quais as horas em que os Portugueses mais falaram sobre o 25 de Abril?
Verifica-se que ao longo do dia houve um grande volume de interações, um total de 70 458 publicações. A partir das 9h verificou-se uma subida significativa, tendo alcançado o seu pico de 8124 posts no período de refeição (por volta das 13:00). A partir das 14:00 e até ao fim do dia teve um pouco instável com subidas e descidas, encontrando-se sempre entre os 2000 e 4000 posts.
Qual a rede social em que se falou mais sobre a revolução dos cravos?
O Twitter destaca-se significativamente em relação às outras redes sociais, estando presentes 76% dos depoimentos totais. Por ser uma rede social com um contexto de comentários e partilha de ideias, entendendo desta forma que o Dia da Liberdade seja principalmente falado nesta. Já o Facebook consegue ser a rede social onde se fala menos com 11,2%, devido também a um carácter só de comentar os posts que são feitos por canais de comunicação. Contudo, não fica muito atrás do Instagram com 12,8% dos depoimentos totais.
Quais os principais assuntos associados ao 25 de Abril?
Para responder a esta questão, analisamos 3 métricas: os principais termos que os portugueses utilizaram nos seus comentários, as principais hashtags utilizadas pelos mesmos e os emojis.
Tal como esperado, o termo mais utilizado foi “Abril”, o mês da celebração. Os restantes termos estão associados ao significado que o feriado tem, ou seja, o fim do “fascismo”, da “ditadura”, o dia em que se deu a “revolução” em “1974” com os famosos “cravos” vermelhos, sinal da “liberdade” e da “democracia” instaurada. O dia ficou marcado na “história”.
Já sobre as Hashtags a mais utilizada novamente é o dia em si, #”25deabril”, estando também presentes #”25deabril1974”, #”25deabrilsempre” e #”25abril”. Para além das hashtags que recordam o dia, também estão associadas, novamente, outras associadas ao feriado como #fascismonuncamais, #revolucaodoscravos, #diadaliberdade, #liberdade, #freedom, #democracia, #revolução. Já #porto associa-se ao post que o FC Porto fez no Instagram sobre o dia, e #conferenciapresidente associado às celebrações políticas vividas.
Nos emojis não podia faltar um cravo vermelho, sinal da liberdade e da revolução no dia 25 abril. Também estão presentes corações, o “PT” de portugal e o Punho levantado que significa a luta pela democracia.
Quais as cidades em que os portugueses mais falaram sobre o 25 de Abril?
A partir de um gráfico de localização das cidades portuguesas que abordaram o assunto no Twitter foi possível verificar que Lisboa destaca-se significamente, seguido de Sintra e Guimarães.
Principais Publicações dos Media e Influenciadores
Recorrendo ao Buzzmonitor Trends foi possível visualizar os posts que tiveram maior interação por parte do público, sendo estes de clubes de futebol (Porto e Sporting), da companhia aérea portuguesa e uma ex deputada brasileira, Manuela D´ávila.
Interações: 16 200
Interações: 10 800
Interações: 10 800
Interações: 6 200
Conclusão
Esta análise permitiu-nos constatar que o 25 de Abril é um feriado de grande importância para os portugueses, que gostam de celebrar e recordar o dia em que a ditadura foi derrubada e que deu a liberdade ao regime que está em vigor atualmente.
Gostou de ler “25 de Abril: Um feriado importante para os portugueses?” Fique atento ao nosso blog para descobrir os estudos que estamos a realizar e conseguir antecipar quais os planos e preferências de compra noutras celebrações e setores.