Buzzmonitor cria dashboard online para acompanhar o buzz gerado sobre o festival
É já este fim de semana que começa o Rock in Rio Lisboa. Fomos saber o que se está a dizer sobre este festival nas redes sociais.
Para darmos resposta a esta pergunta, a Buzzmonitor disponibiliza um dashboard para acompanhar os comentários e interações relativos ao RiR.
A aposta da Buzzmonitor no acompanhamento dos festivais de verão 2022 começou na passada semana com o NOS Primavera Sound e vai estender-se até ao final de agosto, com a monitorização do buzz gerado no Vodafone Paredes de Coura.
Serão analisados um total de 7 festivais e deste trabalho resultará um estudo sobre a performance desta ativações, com um olhar especial sobre o impacto que as marcas patrocinadoras tiveram em cada um deles e o retorno que conseguiram desse investimento.
Para Breno Soutto, Head of Insights do Elifegroup, a “possibilidade de criar visualizações de dados em tempo real é revolucionária para a estratégia de redes sociais. Este tipo de olhar não é só fundamental para mensuração de resultados de ações, como para levantamento de oportunidades e correção de possíveis pontos críticos, dando um suporte anteriormente impossível a ações de marketing de tempo real” acrescenta o profissional.
Esta plataforma digital e interativa permite acompanhar os conteúdos gerados pelos utilizadores através de diversas análises, tais como: total de interações por rede social, patrocinadores mais comentados, sentimentos associados ao festival, hashtags mais referidas, artistas mais falados, entre outras.
Conheça os artistas e as marcas que lideram o buzz
O Rock in Rio é um dos maiores festivais no mundo e traz sempre ao palco artistas de renome, o que gera inúmeros fluxos de conversa nas redes sociais sobre o festival. Este ano não é exceção, com artistas como Muse, Black Eyed Peas, Post Malone, Anitta.
À hora a que escrevemos este artigo, às 16 horas do dia 15/06 – dois dias para o festival começar -, Anitta é a artista mais referida nas redes sociais, com 39,9% das conversas sobre artistas do festival a mencionar a artista.
Por outro lado, o patrocinador mais falado é a Hyundai, com 30,4% das menções relativas aos patrocinadores, seguido da Vodafone e da Galp, ambos com 13% das menções do tema.
A rede social onde mais comentários foram feitos até agora é o Facebook, com cerca de 51% das interações do total de 3 772 feitas até ao momento.
O dashboard é atualizado em tempo real, estando todos estes dados sujeitos a alterações conforme o início do festival se aproxima e, principalmente, quando começar efetivamente. Acompanhe estas e outras informações sobre o festival, ao minuto, na plataforma.
Metodologia utilizada nesta análise
Para esta análise do Rock in Rio estamos a monitorizar os perfis do RiR no Facebook, Instagram e Twitter. Além disso, estamos a acompanhar os depoimentos espontâneos gerados pelos utilizadores no Twitter nos quais constem os termos ((“rock in rio” OR RIR) AND (“lisboa” OR “portugal”)), para além de páginas nas redes sociais de meios de comunicação, sites noticiosos, blogs, fóruns.
Estamos a coletar dados sobre o Rock in Rio desde o dia 03/03, o que permite consultá-los desde esta data. O dashboard estará disponível até ao final de agosto, mantendo-se atualizado continuamente em tempo real, e com uma visão imediata dos dados dos últimos 30 dias.