O Super Bock Super Rock, realizado em solo sesimbrense, aconteceu entre os dias 13 e 15 de julho, tendo trazido a solo sesimbrense nomes como A$AP Rocky, DaBaby, Foals, entre muitos outros.
Rede social em destaque
No social media, o Facebook foi a plataforma onde o festival patrocinado pela Super Bock foi mais badalado. A plataforma concentrou cerca de 73% dos posts relativos ao evento. Em segundo lugar, surge o Twitter com pouco mais do que 21% das publicações acerca do festival. As restantes observações aconteceram no Instagram.
Festival em destaque
Segundo o relatório oficial da Buzzmonitor: “O que dizem as redes sociais sobre o Super Bock Super Rock?”, festival realizado em solo sesimbrense, foi possível concluir que o festival a ocorrer no distrito de Setúbal foi o quarto mais falado dentro deste tipo de eventos, entre o dia 27 de junho e 27 de julho, com cerca de 10% dos comentários totais. Em termos de buzz, o evento fica apenas atrás de MEO Marés Vivas, NOS Alive e Rock in Rio.
Artistas com mais buzz
Para além do ambiente associado a festivais, o mais importante é, e como não poderia deixar de ser, o cartaz. Em função dele, milhares de pessoas, todos os anos, deslocam-se a este tipo de eventos. Dos artistas presentes no festival, foi a banda Foals quem mais deu que falar, com cerca de 21% dos comentários. Também de destacar C.Tangana e Metronomy, que foram responsáveis por cerca de 13% e 10% dos posts, respetivamente.
Feedback do público
Ainda que não tenha sido o festival, em Portugal, que mais tenha despertado a atenção do público, o feedback acerca do evento que, anteriormente, se localizava na Gare Marítima de Alcântara, tem sido bastante positivo. De acordo com o relatório de dados da Buzzmonitor, foi feito um total aproximado de 1300 publicações com o nome completo do evento. Destas, 770 foram positivas, enquanto apenas pouco mais do que 400 foram negativas.
Nacionalidade em destaque
Num festival que trouxe, predominantemente, elementos do género masculino (57%) ao recinto, foram “os da casa” que sobressaíram no digital. Para além disso, a esmagadora maioria do público que tem falado acerca do evento é de origem portuguesa. Mesmo assim, nas redes sociais, sul-africanos e brasileiros têm-se pronunciado acerca do SBSR, ainda que em menor número.
Patrocinadores do evento
Entre os patrocínios, e como já seria de prever, até por se tratar da empresa que dá nome ao festival, foi a Super Bock, marca de cervejas portuguesa, que mais buzz gerou no universo digital, com mais de 90% das publicações.