Um milhão e meio de fiéis assistiram à vigília da 37ª Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, no sábado 5 de agosto, presidida pelo Papa Francisco. O número de participantes foi fornecido pelo Vaticano, citando uma estimativa das autoridades portuguesas.
No entanto, foram 6 dias de celebração, da visita mais longa do Papa Francisco ao país e de concentrações de centenas de milhares de peregrinos. Foi sem dúvida alguma um acontecimento importante para a imprensa portuguesa que cobriu tudo o que era relacionado com a Jornada Mundial da Juventude, desde o começo até o final, de 1 a 6 de agosto.
Por esta razão, com a Buzzmonitor Trends analisamos os posts com mais engagement da imprensa portuguesa durante o período de 1 a 6 de agosto, com a seguinte pesquisa: “Jornada Mundial da Juventude” OR #JMJ2023 OR #JornadaMundialDaJuventude OR #JMJ2023Lisboa.
No total foram encontradas 4.575 publicações do Facebook, Instagram e Twitter. Os dias com maior volume foram os dias 2 e 6 de agosto. Sendo que dia 2 foi a chegada oficial a Portugal do Papa Francisco e dia 6 foi a despedida do Papa na Missa de Envio.
Quanto ao género dos utilizadores, é interessante observar que a maioria são mulheres (71%) e somente 28% são homens.
Top Posts - Facebook
A imprensa que tem a publicação com melhor engagement na rede social Facebook é a RTP Notícias, uma vez que foi a televisão anfitriã da Jornada Mundial da Juventude, e montou uma mega operação de cobertura do evento. Inclusive, no post partilha esse mesmo feito, conseguindo assim mais de 64.000 interações.
RFM, Expresso, SIC Notícias e Renascença também se destacaram como a imprensa com mais engagement nas suas publicações.
Os tópicos mais mencionados foram sobre o papel e as declarações do Papa Francisco, onde demonstra agradecimento, e outras onde diz que a Igreja é um espaço para todos.
Ainda referente aos temas destacados no Facebook, surgem factos como os 150 confessionários abertos a todos os peregrinos no Parque do Perdão, um vídeo sobre a festa dos jovens em Belém e as melhores imagens do evento.
Top Posts - Instagram
No Instagram 6 dos 10 Top posts analisados foram da SIC Notícias, mas o posts com maior engagement foi da própria página da Câmara Municipal de Lisboa com mais de 57.000 interações. O post estava relacionado à missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude.
Entre os tópicos com maior destaque no Instagram, equivalente ao Facebook, estão as declarações do Papa Francisco, principalmente por dar sinais de abertura para a comunidade LGBTQIA+.
Outras declarações do Papa Francisco diziam respeito ao desabafo feliz sobre esta edição da Jornada Mundial da Juventude, como a mais bem preparada e numerosa que já viu.
Sem dúvida alguma o Papa Francisco foi o grande protagonista deste evento, mas também destacou a participação do sacerdote Guilherme Peixoto, visto ser conhecido como DJ e ter partilhado esse seu lado no evento, com uma mistura da música electrónica e religiosa para acordar peregrinos no Parque Tejo.
Top Posts Parceiros
A RFM, emissora de radiodifusão portuguesa, foi um dos parceiros institucionais das JMJ, e como tal, apresenta-se em 1º lugar no Ranking de Top Posts de Patrocinadores. O post com maior engagement refere-se a uma das frases que marcou o discurso do Papa Francisco.
“O único momento em que é lícito olhar uma pessoa de cima é para ajudar a levantar-se.
Também a TAP Air Portugal, destacou-se ao partilhar o regresso a Roma do Papa Francisco, que o fez a bordo da companhia aérea portuguesa.
Ainda dentro dos Top Posts Patrocinadores, surge a Rádio Renascença, uma vez mais dando ênfase ao último discurso do Papa Francisco que pediu que todos fossem surfistas do amor, sendo esta JMJ a primeira de tantas ondas boas.
Conheça a Buzzmonitor Trends
Buzzmonitor Trends, a plataforma utilizada para criar este estudo, é uma ferramenta gratuita de pesquisa de tendências nas redes sociais da Buzzmonitor.
Com a sua versão gratuita, é possível fazer pesquisas históricas, do Instagram, Facebook e Twitter, de até 30 dias de buzz sobre qualquer tema em função de um termo de busca. Também contamos com uma versão premium da Buzzmonitor Trends, que amplia o tempo de pesquisa e a quantidade de resultados exibidos, ajudando a entender a evolução e as mudanças no buzz de um determinado termo.